segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Porque é que esta geração de adolescentes é tão deprimida?




 Eu vejo pelas publicações do tumblr e é incrível a quantidade de adolescentes que se sentem ignorados, sozinhos, incompreendidos, indesejados, inúteis, deprimidos e com vontade de acabarem com a sua propria vida...

A adolescencia é uma fase muito difícil. É quando se começa a perceber melhor o mundo que nos rodeia e por vezes isso pode se assustador e intimidante quando se percebe que este mundo não é o conto de fadas que pensávamos que era em crianças. Passa-se por muitas incertezas e conflitos interiores, normais na idade, e devidos a essa nova forma de ver o mundo (além disso a sociedade de hoje em dia só julga os outros pelas aparências  o que dificulta ainda mais esta fase). É então que nós aprendemos a lidar com os outros, formamos a nossa personalidade, moldamos a nossa forma de pensar e de reagir perante as ocasiões.  Mas isso não é fácil, é aliás bastante difícil, pois ainda estamos a aprender a como nos comportar como ultrapassar os obstáculos que existem e sempre existirão na nossa vida e se não aprenderem bem esses adolescentes podem tornar-se em pessoas deprimidas, revoltadas e cheias de sentimentos negativos com os quais nunca vão saber lidar. Vão precisar depois de andar em psicólogos e de tomar anti-depressivos durante toda a vida.

 Por isso é muito importante um grande apoio por parte da família nesta fase. Para esta nos ensinar como pensar e como ultrapassar os obstáculos da forma mais correcta.  É muito importante que a família esteja sempre lá e para os adolescentes saberem que podem contar com ela para os ajudar em tudo. E eu acho que é isso que falta na maior parte dos casos. Os pais, como estão cheios de trabalho e muitas vezes quando chegam a casa estão exaustos, não têm tempo nem paciencia para conversar com os filhos e perguntar-lhes como eles estão, se têm algum problema, ect... Muitas vezes até fazem o contrário quando os filhos vão em busca da sua ajuda, os pais enxotam-nos, talvez até incoscientemente devido ao cansaço e ao stress das suas vidas.

Ainda pior é quando os filhos estão a implorar por um pouco de atenção e estes nem sequer percebem! Muitas vezes quando os adolescentes gritam ou discutem com os seus pais, é uma forma de lhes pedir atenção. Quando eles começam a responder mal, a meterem-se em drogas, a tirar más notas é forma forma de implorar pela atenção dos pais. É uma forma quase de dizer " Venham falar comigo! Estou a precisar da vossa ajuda!" O problema é que muitos pais ou não percebem ou ignoram esses pedidos desesperados. Muitos pensam que é só uma fase que há-de passar e não ligam. Outros ralham, gritam e põe-lhes castigos o que não resolve nada, só cria um sentimento de revolta, raiva e injustiça ainda maior. Poucos são aqueles que falam com eles e lhes mostram o seu total apoio e compreensão.

Por isso, eu eu acho que muitos adolescentes sentem-se ignorados porque os pais não lhes são atenção, sozinhos porque não têm ninguém  com quem contar, têm que lidar com tudo o que estão passar sem ajuda de ninguém, incompreendidos porque ninguém fala com eles e assim eles passam por sofrimentos que ninguém sabe, indesejados porque sentem que ninguém gosta deles, inúteis porque pensam que se ninguém gosta deles é porque eles não prestam e não servem para nada. E claro, como é obvio, tudo isto os deixa muito deprimidos e com vontade de desaparecer deste mundo...

Portanto se os pais começassem a preocuparem-se mais com os filhos muito deles não teriam de passar pelo enorme sofrimento que passam.  Acho incrível como em pleno século 21 em que se diz que o mundo está muito melhor do que dantes, ainda existam pessoas tão burras que não percebem, ou tão egoístas e cruéis que não se importam que os seus próprios filhos estejam num horrível sofrimento.

Sei que muitas das vezes os filhos não ajudam e também são cruéis para os pais e não percebem o esforço enorme que eles também fazem para nos dar tudo o que precisamos em termos materiais, mas muitos deles só são assim porque os pais também são assim para eles, também os ignoram e maltratam. Logo se os pais os ignoram os seu sofrimento, quer seja consciente ou inconsciente, não podem esperar que os filhos compreendam o deles.

Sinceramente eu penso que este problema não devia ser ignorado. Devia haver mais psicólogos a pedirem aos pais para estes apoiarem mais os seus filhos, devia-se fazer campanhas de sensibilização e coisas do género.

Quando eu às vezes vejo em entrevistas mães e grávidas a dizerem que não querem que falte nada, em termos materiais, aos seus filhos e pessoas a dizerem que agora não podem ter filhos por não terem dinheiro; mais importante do que dar-lhes tudo em termos materiais é dar-lhes carinho, amor e atenção. Se eles tiverem isto quer sejam pobres ou ricos serão sempre felizes.

1 comentário:

  1. Tenho que ser sincera ultimamente tenho me sentido assim, ignorada e sozinha :/
    E o texto que escreveste está totalmente coreto, hoje em dia os jovens são mais tristes!

    R: é pena não gostares deles, mas gostos são gostos :)

    Beijinhos princesa!!

    ResponderEliminar

Não te acanhes. Dá a tua opinião. Adoro saber a opinião dos outros :)